Matéria feita por Aluna da Faccamp é publicada no Estadão
17/12/2010 - comuniquetresA aluna Helena Cristina de Oliveira teve sua matéria feita para Semana Estado de Jornalismo publicada no Estadão, veja aqui a matéria completa: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,empresas-idealizam-estrategia-ambiental,654976,0.htm.
Abaixo, Helena descreve sua experiência no evento:
Semana Estado de Jornalismo
“Participar da Semana Estado de Jornalismo foi realmente uma experiência diferente, pois é uma oportunidade para aprofundar temas como Sustentabilidade, Pesquisas de Opinião, Infografia e Radiojornalismo com profissionais renomados das áreas. Além disso, o fato das palestras terem ocorrido no próprio Estadão, onde podia ver o dia a dia das pessoas que trabalham ali, nutria cada vez mais o pensamento de ‘vou fazer o meu melhor, vou correr atrás do meu sonho de ser jornalista, porque um dia eu quero trabalhar em um lugar como esse’”.
5º Prêmio Santander Jovem Jornalista
“Logo no primeiro dia da Semana Estado, foi passado para todos os estudantes presentes qual era a pauta da matéria que deveríamos fazer: crédito de carbono. Foi um verdadeiro desafio, a começar que eu não sabia o que era crédito de carbono. Assim que cheguei em casa fui pesquisar sobre o tema. Li e reli dezenas de matérias e definições até entender do que se tratava. Assim veio a segunda dificuldade: quem entrevistar? O tempo era curto, eu não tinha fontes para falar sobre o tema, além de que eu precisava aliar meu trabalho, com a Semana Estado. Quando consegui uma empresa que poderia entrevistar, veio a frustração, pois eu não conseguia contato, a pessoa nunca estava. Foi quando, por um comentário de uma amiga da minha irmã dizendo que ia a uma feira sobre meio-ambiente, me dei conta que a pessoa que eu tanto procurava poderia estar lá. Fui até a feira e não é que a encontrei? Essa pessoa me indicou outra da mesma empresa que poderia me dar mais informações e ficou de me passar o telefone. Passaram dois dias e nada. Sábado 22h abro meu email e lá está o telefone da pessoa. Sabia que estava tarde para telefonar, mas eu também sabia o que eu queria. Liguei, pedi desculpas pelo horário e, enfim, conversei com o coordenador da empresa. Por ser leiga no assunto e saber que muitas pessoas não sabem o que é o crédito de carbono, queria fazer uma matéria em que uma pessoa que não entendesse do tema, compreendesse com clareza o que escrevi. Além disso, durante as pesquisas surgiram questionamentos como “será que isso efetivamente ajuda o meio-ambiente ou é só um meio para ganhar dinheiro?”, por isso procurei abordar essa questão na matéria também, o que em minha opinião a tornou mais interessante. Quando recebi o email comunicando que eu era uma das 16 finalistas, além de uma alegria que não há como descrever, veio aquela sensação boa e a certeza de que estou no caminho certo”.
Fonte: Comunique Três - Site do curso de Comunicação Social da Faccamp
Abaixo, Helena descreve sua experiência no evento:
Semana Estado de Jornalismo
“Participar da Semana Estado de Jornalismo foi realmente uma experiência diferente, pois é uma oportunidade para aprofundar temas como Sustentabilidade, Pesquisas de Opinião, Infografia e Radiojornalismo com profissionais renomados das áreas. Além disso, o fato das palestras terem ocorrido no próprio Estadão, onde podia ver o dia a dia das pessoas que trabalham ali, nutria cada vez mais o pensamento de ‘vou fazer o meu melhor, vou correr atrás do meu sonho de ser jornalista, porque um dia eu quero trabalhar em um lugar como esse’”.
5º Prêmio Santander Jovem Jornalista
“Logo no primeiro dia da Semana Estado, foi passado para todos os estudantes presentes qual era a pauta da matéria que deveríamos fazer: crédito de carbono. Foi um verdadeiro desafio, a começar que eu não sabia o que era crédito de carbono. Assim que cheguei em casa fui pesquisar sobre o tema. Li e reli dezenas de matérias e definições até entender do que se tratava. Assim veio a segunda dificuldade: quem entrevistar? O tempo era curto, eu não tinha fontes para falar sobre o tema, além de que eu precisava aliar meu trabalho, com a Semana Estado. Quando consegui uma empresa que poderia entrevistar, veio a frustração, pois eu não conseguia contato, a pessoa nunca estava. Foi quando, por um comentário de uma amiga da minha irmã dizendo que ia a uma feira sobre meio-ambiente, me dei conta que a pessoa que eu tanto procurava poderia estar lá. Fui até a feira e não é que a encontrei? Essa pessoa me indicou outra da mesma empresa que poderia me dar mais informações e ficou de me passar o telefone. Passaram dois dias e nada. Sábado 22h abro meu email e lá está o telefone da pessoa. Sabia que estava tarde para telefonar, mas eu também sabia o que eu queria. Liguei, pedi desculpas pelo horário e, enfim, conversei com o coordenador da empresa. Por ser leiga no assunto e saber que muitas pessoas não sabem o que é o crédito de carbono, queria fazer uma matéria em que uma pessoa que não entendesse do tema, compreendesse com clareza o que escrevi. Além disso, durante as pesquisas surgiram questionamentos como “será que isso efetivamente ajuda o meio-ambiente ou é só um meio para ganhar dinheiro?”, por isso procurei abordar essa questão na matéria também, o que em minha opinião a tornou mais interessante. Quando recebi o email comunicando que eu era uma das 16 finalistas, além de uma alegria que não há como descrever, veio aquela sensação boa e a certeza de que estou no caminho certo”.
Fonte: Comunique Três - Site do curso de Comunicação Social da Faccamp